segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Plano de aula

Tema: Cores

Área do Conhecimento: Artes Visuais, expressão corporal, música

Objetivo:

  • Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.
  • Observar a relação entre a arte à realidade.
  • Reorganizar informações a partir das varias formas da arte.

Conteúdo:
Artes visuais: texturas, linhas, ponto, cores primarias, volume, planos, leitura de imagem, historia da arte.
Expressão corporal: Brincadeiras cantadas explorando os movimentos.
Música: Sons da natureza e músicas: altura e intensidade.

Metodologia:
Aula 1: Desafiar os educandos para uma observação: Apresentar uma imagem com muitas cores (uma paisagem onde as crianças estão brincando em um jardim florido, com flores de varias cores e um arco-íris ao fundo), fazer uma experiência pedir para os educados fecharem seus olhos e imaginem um mundo sem cores, qual a sensação que tiveram, irão definir em uma palavra. Após cada educando pronunciar sua palavra, a professora irá falar sobre a cor preta que é a ausência de cor e que sem luz não vemos nada, nem cores, nem os objetos a nossa volta, exemplificar falando sobre a falta de luz em nossas casas, o que enxergamos quando isso acontece (comentários dos educandos), então agora vamos vivenciarem isso de uma forma diferente, a professora irá entregar para os alunos uma folha de papel preto para que os mesmos desenhem com giz branco sobre o papel.
Aula 2: Hoje faremos bem diferente iremos utilizar varias cores para fazer um desenho bem bonito, a professora nesse momento irá observar se os educandos reconhecem as cores. Iniciará uma conversa sobre as cores primarias, a professora informará aos educando que as cores primarias são cores puras, não derivam de outras cores, será incentivado uma pesquisa sobre as cores primarias, cada criança fará sua pesquisa no laboratório de informática da escola, montar um mini dicionário de cores com  recorte de revistas, retalhos, papel de balas, etc.
Aula 3: Nesse terceiro momento utilizaremos as descobertas feitas na segunda aula no laboratório, apreciaremos a obra de Milton da Costa “Roda”, a professora vai estigar os comentários sobre a obra e ver se os educandos percebem as cores que o artista utilizou para compor sua obra, fazer um breve relato da biografia do artista. Conversação sobre as cores primarias e produção de uma obra próprias, observando que o artista nessa obra se utiliza apenas das cores primarias, o tridimensional, os educandos farão suas próprias obras partindo desse principio, após o termino dessa atividade será realizado uma exposição aos demais colegas.
Aula 4: Expressão corporal e musical será feita uma seleção de cantigas de roda e brincadeiras cantadas, anotadas pela professora num papel sulfite, sair no pátio para executar as musicas e as brincadeiras selecionadas, no pátio mesmo falaremos sobre altura e intensidades aproveitando as musicas e brincadeiras para fazer as experiências.

Avaliação: Observar no decorrer do trabalho o interesse e a participação dos alunos nas atividades proposta, com o material fornecido;
Se o mesmo identifica e reconhece as cores primarias. 

Professora Débora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário