domingo, 7 de novembro de 2010

Relato de Atuação

1) Relato de atuação:
a) Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Especial Helena W. Antipoff
b) Função que exerce: Pedagoga
c) Relato de atuação .( O que faz, com quem e como faz.)
O trabalho desenvolvido na Escola diz respeito a todo o processo ensino-aprendizagem. Trata-se do acompanhamento em relaçao ao desenvolvimento do aluno. Assim, esse processo de acompanhamento, perpassa nao só por meio da observaçao, mas tambem da efetivaçao de estrategias pedagogicas que contribuem e servem de suporte para o desenvolvimento desses educandos.
Ainda e realizado o trabalho diretamente com os docentes, atraves de apoio, supervisão e orientação, de modo a dar suporte pedagogico à este profissional, sempre tendo como foco e objetivo principal, o aluno.
Porem, faz-se necessário salientar que, por se tratar da realização do trabalho com alunos deficientes, valoriza-se a condição dos mesmos, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas habilidades, mas respeitando tambem suas dificuldades.
d) Dificuldades encontradas.
Muitas são as dificuldades encontradas.Por se tratar do campo educacional, o trabalho por si só é árduo, pois lidar com seres humanos e, com deficiência, não significa ser uma tarefa fácil.
Trabalhar com o educando com deficiência é, a cada dia um desafio, pois, ensina-se hoje, e, muitas vezes, amanhã, tudo deverá ser recomeçado. É preciso acreditar na capacidade de aprendizagem desses educandos, de modo que, cada um, no seu ritmo, possa internalizar
e absorver, por meio de experiências, aspectos que o levem a desenvolver habilidades que os tornem mais ``humanizados``.
Ainda o pedagogo, deve dar suporte ao professor, propondo estratégias de trabalho a ser desenvolvida em sala de aula, mas tambem, muitas vezes, auxiliar o docente, no que diz respeito às questões emocionais, uma vez que o trabalho com o deficiente, acaba sendo ainda mais oneroso, em se tratando do campo educacional.
e) Sugestão para melhoria nas ações:
Sugere-se então, uma real parceria entre Escola, Família e Área de Saúde, entendendo-se a necessidade de uma profunda inter-relação entre estas instituições.

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